Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

Sobre o kit

Nota Introdutória
 

Este é um instrumento que procura a síntese pedagógica entre informação e formação.
O Kit Pedagógico pretende transmitir informação sobre o Microcrédito e as questões do empreendedorismo, a um público diversificado, que procura informar-se sobre estes temas, enquanto simultaneamente procura servir de suporte a atividades de divulgação, sensibilização e formação, desenvolvidas pelos diversos elementos da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

Enquanto instrumento de apoio às ações de divulgação/sensibilização e formação pretende-se, especificamente, através da sua utilização:

  • Despertar, estimular, consciencializar para o potencial do empreendedorismo como mecanismo de inserção socioprofissional;
  • Dar a conhecer e compreender o Microcrédito como ferramenta e processo de apoio à criação e desenvolvimento de negócios e ideias empreendedoras, particularmente no âmbito da luta contra a pobreza e exclusão social;
  • Identificar e refletir sobre o perfil de competência empreendedor;
  • Compreender as etapas-chave da ação empreendedora: da ideia, ao negócio.

» Sobre o Kit Pedagógico
» Microcrédito e Empreendedorismo
» Materiais Pedagógicos e Actividades

Este Kit foi realizado com o apoio do Global Funding Award atribuído pela Linklaters LLP à ANDC, como reconhecimento do trabalho desenvolvido e do seu impacto na comunidade. O Global Funding Award é atribuído anualmente pela Linklaters LLP às entidades e projetos que se destacam na área do apoio às comunidades em que se inserem, e ao qual concorrem projetos patrocinados pelos 27 escritórios da Linklaters LLP, situados em 19 países diferentes.

A quem se destina?
 

Na sua vertente mais informativa, o Kit destina-se a todos os que se interessam pelas questões do empreendedorismo de uma forma geral, em particular pela causa do Microcrédito, e, neste contexto, pelo trabalho da ANDC.

Na sua vertente mais formativa, enquanto instrumento de apoio às ações de divulgação/sensibilização e formação desenvolvidas pela ANDC, os seus utilizadores são, em primeira instância, a direção, os agentes de Microcrédito e os voluntários da ANDC. No entanto, as ações a que ele serve de apoio dirigem-se a uma diversidade de públicos. Em grandes grupos podemos diferenciar:

  • Os destinatários do Microcrédito: “pessoas que, não tendo acesso ao crédito bancário normal, necessitam de um pequeno investimento com vista à criação de um negócio que lhes permita criar o seu próprio emprego”;
  • Os técnicos das instituições parceiras da ANDC, ou outras, "que entendem manter uma relação privilegiada com a ANDC, com vista a promover o Microcrédito junto das populações junto das quais trabalham, sugerindo o caminho do Microcrédito aos que reunirem condições para que esse caminho possa vir a ter êxito."
  • Jovens em geral que, findo um percurso escolar determinado, possam vir a ser potenciais beneficiários de Microcrédito.

Como utilizar?
 

O Kit está organizado em 2 grandes blocos, fornecendo cada um deles conteúdos e materiais de trabalho diferentes.

No bloco “Microcrédito e Empreendedorismo” é possível encontrar um enquadramento teórico contendo informação de base e pistas de reflexão genéricas sobre estes temas. A organização deste bloco é feita por 4 subcapítulos que cobrem as seguintes questões:

  • Microcrédito, o que é? – Proposta de compreensão do Microcrédito como ferramenta e processo de apoio à criação e desenvolvimento de negócios e ideias empreendedoras; conceito e metodologia; aplicação em Portugal; o trabalho da ANDC; informações práticas.
  • Porquê empreender? - O Empreendedorismo e a criação de negócios como forma de integração social e económica e desenvolvimento pessoal
  • Ser Empreendedor(a): que competências? - Reflexão sobre o perfil de competência empreendedor
  • Da ideia ao negócio, que etapas? – Proposta de compreensão das diferentes etapas de um processo de criação de negócio, desde a ideia original à criação de uma empresa; riscos e oportunidades; informação e procedimentos no contexto do trabalho desenvolvido pela ANDC.


Não se trata aqui dos materiais a utilizar nas ações de divulgação / sensibilização, mas sobretudo de um conjunto de informações, questões e dados, que ao mesmo tempo que servem um propósito informativo destinado a todos os interessados nestas questões, estão simultaneamente pensados para servir de apoio / retaguarda para o utilizador direto do Kit.

No bloco dos Materiais Pedagógicos / Atividades encontram-se, organizados por tipo de ação, conteúdos principais e público-alvo, um conjunto de instrumentos e propostas pedagógicas prontas a utilizar.

Do ponto de vista pedagógico, as propostas apresentadas são elaboradas com os mesmos princípios de formação e aprendizagem utilizados em contexto de educação não-formal. Procurou-se potenciar determinadas metodologias de trabalho, entendidas como oportunidades de aprendizagem mútua, em que todos podem aprender e contribuir para o processo de aprendizagem do grupo. Através da utilização da experiência (real ou simulada), como base de aprendizagem, procura-se de uma forma estruturada e orientada que os destinatários finais das ações possam fazer uso do seu potencial criativo e de uma atitude crítica e reflexiva sobre a sua própria experiência pessoal e/ou profissional. As propostas englobam um conjunto diversificado de abordagens e métodos de trabalho - desde a intervenção plenária aos jogos e simulações, passando por trabalhos em pequenos grupos, procurando assim responder de forma mais inclusiva às diferentes preferências de aprendizagem existentes nos grupos.

A diversidade dos recursos disponíveis facilita flexibilidade de utilização e adaptação de cada proposta às especificidades de cada contexto.