Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

CIaP – Centro Incentivar a Partilha da Cruz de Pau, Matosinhos

BREVE APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO E DO CIaP


Objetivos, entidade promotora e principais parceiros

O CIaP é um projeto que está a ser instalado no edifício onde, até Agosto passado, funcionou a Escola EB1 da Cruz de Pau, edifício esse cedido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em regime de comodato, à “Incentivar Partilha – Associação”. Esta associação é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover iniciativas de combate à exclusão social, especialmente através do incentivo e da organização da partilha de recursos no sentido da promoção da empregabilidade de pessoas em situação de exclusão social e do empreendedorismo social de base comunitária.

O CIaP será o modo de incentivar e organizar essa partilha de recursos, começando pelas próprias instalações que o Município cedeu para que a “Incentivar Partilha – Associação” aí promova a partilha deste equipamento por organizações e projetos que tenham um propósito de responsabilidade social, ou diretamente através da prestação de serviços sociais, ou através da produção doutros bens e serviços onde esse objetivo é tido em devida conta.

Um outro parceiro deste projeto que é o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa também coloca ao dispor deste projeto a sua rica experiência e conhecimentos, especialmente no domínio da incubação de empresas em ambiente multissectorial e no domínio da Economia Social, aqui através da sua ATES – Área Transversal de Economia Social.

De referir, também, a boa colaboração que tem vindo a ser dada a este projeto por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional, através da sua Delegação no Norte e dos seus Centros de Emprego de Matosinhos e do Porto.

Localização e espaço físico

O edifício tem dois andares com uma área total de cerca de 1.250 m2, dos quais aproximadamente 700 m2 são de área útil. Acresce ainda uma área exterior circundante, cimentada, com cerca de 800 m2. O espaço tem 14 salas com diferentes configurações entre 20 e 100 m2. O exterior tem uma vedação adequada e encontra-se em bom estado de conservação.

A área circundante tem bons acessos por automóvel e amplos espaços para estacionamento de dezenas de veículos. O início da autoestrada A4 fica relativamente próximo, com ligações diretas para a A28, a A3 e a A1.
Quanto aos transportes públicos, a estação do Metro do Parque Real fica a 150 m.
Existem diversos serviços de restauração e cafetarias nas proximidades, sendo que a cozinha que existia antes para serviço da escola e mais o respetivo equipamento mantêm-se no edifício, tendo ficado à disposição deste projeto.
A envolvente do edifício é constituída principalmente por um bairro de habitação social com situações que se prestam bem ao trabalho social que corresponde aos objetivos deste projeto.

BREVE APRESENTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E PROJECTOS DO CIaP da CRUZ DE PAU

Apuro – Associação Cultural e Filantrópica

A Apuro é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, com dois objectivos principais:
- organizar actividades de produção cultural (teatro, cinema, edição de livros, etc.);
- criar um sistema de apoio a intermitentes do espetáculo que se encontrem em carência efetiva de emprego e/ou saúde e com estes criar um sistema de voluntariado cultural junto de outros cidadãos carenciados através de parcerias com instituições Particulares de Solidariedade Social e outras associações com fins semelhantes.
A Apuro participa neste projecto incluindo o CIaP como espaço onde têm lugar alguns eventos do seu programa de actividades.


Associação Coração Amarelo – Delegação do Porto
A Associação Coração Amarelo é uma associação sem fins lucrativos, com estatuto de IPSS, fundada no ano 2000, cujo objectivo é combater a solidão dos idosos através de visitas domiciliárias às pessoas nesta situação por parte de voluntários.

Associação Cuidadores
A Associação Cuidadores é uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivo melhorar a qualidade de vida dos cuidadores informais. Esta associação tem como parceiro a Carers Trust, uma organização como cerca de 30 anos de trabalho que é a maior e a mais importante nesta área no Reino Unido.

Associação Ipsum Home
A Ipsum Home é uma associação sem fins lucrativos, cujos objectivos principais são o aconselhamento a famílias pobres endividadas, a organização de acções de formação na área da educação financeira e a educação de crianças e jovens para usos dos recursos financeiros de formas estimuladoras do seu sentido empreendedor e socialmente responsável.

AMB – Associação Mais Brasil
A AMB é uma associação sem fins lucrativos, de apoio aos imigrantes brasileiros em vários domínios tais como o apoio social de emergência, o aconselhamento jurídico, o apoio psicológico, a organização de acções de formação, a divulgação da cultura brasileira e o desenvolvimento de relações de solidariedade entre estes imigrantes e com a comunidade envolvente.

ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito

A ANDC é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1998, tendo com o objectivo de promover o microcrédito em Portugal, através do apoio técnico aos candidatos ao microcrédito, desde a formulação do projecto de criação de autoemprego até ao acompanhamento da sua execução. Exercendo um papel de mediação junto dos Bancos com os quais a ANDC mantem parcerias de colaboração, não são exigidas aos potenciais beneficiários do microcrédito garantias reais e é assegurado o acompanhamento técnico pelo período correspondente ao pagamento do microempréstimo.
No CIaP da Cruz de Pau está sediada a equipa da ANDC responsável pelo trabalho nos distritos do Norte do país, em especial com ação na Área Metropolitana do Porto.

Biografias por Encomenda
“Biografias por Encomenda” é um projecto em curso há 5 anos que consiste em produzir livros, como sejam contos, biografias e memórias. Registam-se histórias de vida de gente anónima ou de organizações, preservando assim todo um património imaterial. As encomendas surgem a pedido dos próprios ou de amigos para preservar memórias, homenagear alguém ou fazer do livro um acto de apreço por pessoas ou organizações.

Cláudia Dimitre – Psicologia Clínica
Como o seu nome indica, trata-se de projecto de prestação de serviços de psicologia clínica que inclui uma vertente de responsabilidade social, ao possibilitar a inclusão nos seus clientes de pessoas em situação de carência económica.

Fruta Feia

A Cooperativa Fruta Feia tem por objectivo criar um mercado alternativo de escoamento da fruta que, ao não respeitar as normas de calibre adoptadas pelos canais de distribuição dominantes, acabaria por ser desperdiçada, com prejuízo para os produtores e, também para os consumidores já que dessa questão de falta de calibre não resulta nenhum dano para a saúde dos consumidores, bem pelo contrário.
O CIaP é o ponto de distribuição para a zona norte da Área Metropolitana do Porto.

Laboratório do Erro
O Laboratório do Erro é um projecto que tem como missão quebrar círculos viciosos de exclusão social, possibilitando aos jovens aumentar a sua participação cívica e melhorar o seu projeto de vida. Este projeto decorreu, durante o ano lectivo 2015/2016, com alunos do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (Bonfim – Porto), tendo tido efeitos positivos na mudança comportamental dos participantes. O projecto proporcionou-lhes um espaço para testar, aprender com os erros e comprovar a valia de diferentes ações organizadas em oficinas lúdico-pedagógicas, tanto de natureza artística e desportiva, como de contacto directo com a vida nas empresas. No ano lectivo 2016/2017 vai ser dada continuidade a este trabalho iniciado no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e irá ser tentado seu alargamento a outros espaços.

Moms at Work
Moms at Work é um projecto em preparação que visa conciliar a maternidade com a vida activa através da conjugação no mesmo local – o CIaP, neste caso – de um espaço onde as mães possam trabalhar nos seus projectos profissionais com um espaço onde os seus filhos possam estar ocupados com actividades que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal.

OnAging
OnAging é um projecto em preparação que visa organizar actividades muito simples para idosos com o intuito, por um lado, de prevenir problemas de saúde mental, e por outro lado, de minimizar os efeitos desses problemas, de forma a melhorar não só o seu bem estar, mas também o bem estar de quem os cuida.

Pari Passu
“Pari Passu” é uma marca registada agregadora de vários projectos em curso na área da responsabilidade social, nomeadamente um sistema de atribuição de um “selo” empresas com boas práticas de responsabilidade social, a organização de actividades de “team building” e de iniciativas de responsabilidade social nas empresas.

Petit Papão
“Petit Papão” é um projecto em preparação que tem por objectivo melhorar a dieta alimentar das crianças, desde os seus primeiros tempos de vida, bem como o seu nível de educação alimentar e o dos seus pais, através de uma componente produtiva que consiste no fabrico de papas com base em produtos agrícolas de qualidade e de uma componente educativa que consiste na organização de acções de formação e informação para crianças, pais e outros educadores.

P4Q – Professionals for Quality
P4Q é um projecto alojado na ONG alemã Gesellschaft für Inklusion und Soziale Arbeit e.V., delineado e implementado por um conjunto de profissionais oriundos de várias áreas do conhecimento, de várias práticas profissionais e de vários países cujo objectivo é partilhar esse conhecimento e essas experiências de modo a contribuir para uma melhora da qualidade dos projectos de intervenção social. Um dos grupos socais quais este projecto tem dedicado mais atenção é o dos refugiados e outros migrantes.
Aproveitando a vinda para uma localidade próxima do CIaP de um dos principais mentores deste projecto, o CIaP passará a ser um nó desta rede P4Q.

Rede Inducar
A Rede Inducar é uma cooperativa que organiza e participa em projectos baseados nos princípios da Educação Não Formal. Deste modo, procura-se potenciar oportunidades de aprendizagem mútua, onde as pessoas podem experimentar e comparar diferentes percepções sobre os processos em que estão envolvidas. Para isso recorre-se a um conjunto diversificado de abordagens e métodos de desenvolvimento e aprendizagem, nos quais as pessoas são interpeladas a fazer uso de uma atitude crítica e reflexiva sobre a sua própria experiência (profissional e/ou pessoal).
A Rede Inducar incluirá o CIaP da Cruz de Pau no seu programa de actividades, trabalhando possivelmente em parceria com organização sediadas no CIaP.

Rotas Solidárias
“Rotas Solidárias” é um projecto em desenvolvimento na área do turismo que consiste na organização de programas que combinam turismo com voluntariado em organizações, ou projectos sociais, quer para residentes em Portugal que querem ir ao estrangeiro, quer para residentes no estrangeiro que querem vir a Portugal.

Welcome Home
Welcome Home é uma cooperativa de responsabilidade social cujo objectivo principal é contribuir para melhorar a empregabilidade das pessoas que estão a sair de uma situação de sem abrigo e que têm um perfil de empregabilidade. Para isso, a Welcome Home tem os seus projectos próprios, dos quais se destaca o que tem por nome “Rota da Mudança”. Trata-se de uma actividade de organização de percursos para turistas na cidade do Porto, onde estes são acompanhados por ex-sem abrigo devidamente formados para o efeito, que os informam sobre a história dos locais visitados, podendo, à mistura, contar as suas histórias pessoais vividas nesses locais.
A Welcome Home é, também, um membro muito activo de várias plataformas do partenariado das organizações de apoio às pessoas sem abrigo do Porto (NPISA Porto), nomeadamente a Plataforma+Emprego vocacionada para acções de formação e de apoio à contratação de ex-sem abrigo com perfil de empregabilidade e a Plataforma “Vozes do Silêncio” que promove as pessoas sem abrigo através da valorização das suas capacidades de expressão e de criação artística.
De referir ainda, que a Welcome Home foi a primeira organização a ser distinguida em Portugal como beneficiária das receitas da “raspadinha” vendida nos voos da Ryanair.