Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

Puro Açúcar - Oficina de Doces

Puro Açúcar – Oficina de Doces
de António Valente Sousa

 


 

Em Mozelos, Santa Maria da Feira, António Valente de Sousa decidiu criar o seu próprio negócio e fez nascer uma oficina onde fabrica a mais variada pastelaria: biscoitos, bolachas, mini-pastelaria, semifrios, bolos de aniversário e até doçaria conventual de várias regiões de Portugal.

Abriu portas em Abril deste ano, dirigindo os seus produtos à hotelaria e à restauração. Embora a oficina não funcione como loja de venda ao público, também aceita encomendas de particulares.

O percurso de António Sousa é bastante heterogéneo. Trabalhava como designer de interiores quando recebeu um convite para integrar a equipa de relações públicas do hotel Meliá (agora Holiday Inn) Porto Gaia. Daí até saltar para chefe de pastelaria do hotel foi uma feliz combinação de eventos: teve de preparar uma ceia para a diretora do hotel. Reconhecendo-lhe um talento natural para a doçaria, a diretora convidou e incentivou António a desenvolver estas suas competências no hotel e durante 5 anos esteve dedicado à doçaria do hotel.

Quem o ensinou a cozinhar foi a mãe mas ao assumir as funções de chefe de pastelaria decidiu frequentar vários cursos como forma de superar as dificuldades que ia encontrando. Os cortes salariais e a sobrecarga de horas de trabalho, levaram-no a um estado de cansaço e a terminar o seu contrato com o hotel.

Estava então desempregado e teve a ideia de usar as competências adquiridas para criar o seu próprio negócio. Conheceu a ANDC através do centro de emprego mas o percurso entre o início do processo e a abertura do negócio foi demorado, levando cerca de 9 meses.

Diariamente confronta-se com bastantes dificuldades em impor o seu negócio num área tão competitiva como a pastelaria. Para aumentar o número de clientes tem de assumir as funções de comercial, ao mesmo tempo que é empresário e pasteleiro. Já foi necessário contratar ajuda e conta agora com um funcionário, ainda a trabalhar a meio-tempo.

Como o espaço onde criou a oficina pertence aos pais, não paga renda, o que é uma grande ajuda para o início do negócio, caso contrário teria muitas mais dificuldades.

António quer vender produtos de qualidade e chegar a cliente de topo na área hoteleira. Traçou o seu plano e começa agora um caminho.

Se deseja fazer uma encomenda a este microempresário, pode escrever-lhe diretamente para o seguinte endereço de email: puroaoficina@gmail.com