Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

Semana do Microcrédito em grande destaque no Alto Minho

Assinala-se no próximo dia 4 de novembro, em Viana do Castelo, um ponto alto da 1ª edição da Semana do Microcrédito, uma data que pretende reconhecer a importância do microcrédito e do microempreendedorismo no combate ao desemprego e à exclusão social e financeira.

No cumprimento do objetivo, a Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC) propôs a vários parceiros locais, dois encontros de debate e de reflexão sobre a temática enunciada, tendo como mote: Microempreendedorismo e Território – desafios aos parceiros

Em Viana do Castelo, a ANDC, o Crédito Agrícola do Noroeste e a Câmara Municipal de Viana do Castelo associam-se para a realização de um fórum aberto a experiências de boas práticas a partilhar com outros territórios, seguido de uma reunião de trabalho da parte da tarde com os parceiros com maior intervenção nas dinâmicas de apoio ao microempreendedorismo no Alto Minho. Este evento contará com a participação crucial de diversas entidades e atores, assim como de alguns microempresários que irão expor as suas experiências pessoais.

A Semana do Microcrédito culminará com o Dia do Microempresário, cujo objetivo é dar visibilidade aos pequenos negócios e convidar as pessoas a visitarem essas iniciativas e a conhecerem melhor os seus atores, ou seja, os próprios microempresários.

A ANDC foi pioneira em Portugal na área do Microcrédito, desenvolvendo este instrumento de apoio à criação do próprio emprego, essencialmente dirigido a públicos vulneráveis.

De salientar os protocolos formalizados com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e com a Crédito Agrícola do Noroeste, que já viabilizou o financiamento de 87.850,00€, em cerca de 10 projetos só nos últimos dois anos e meio, quase um quarto do total de projetos apoiados no Alto Minho via ANDC, desde a sua fundação em Dezembro de 1998.

Ver cartaz aqui