Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

A microfinança

O microcrédito tem a aparência de um pequeno crédito, que é, mas é muito mais do que isso. O pequeno crédito não será microcrédito se não respeitar alguns pressupostos:

  • Os seus destinatários: quem não tem acesso ao crédito bancário normal e deseja realizar um pequeno investimento, com vista à criação de um negócio que lhe permita criarem o seu próprio emprego;
  • A iniciativa de investimento tem possibilidade de se transformar numa actividade sustentável capaz de gerar um excedente de rendimento e, além disso, o reembolso do capital emprestado;
  • O crédito de confiança depositado nos empreendedores por parte de quem trabalha na ANDC, ou de quem com ela estabelece parcerias, tem de ser ilimitado.

Em Portugal o microcrédito começa a já ser razoavelmente conhecido, mas menos familiar é o conceito de microfinança. Esta é, no entanto, na grande maioria dos países e instituições europeias, a designação mais corrente.

Em alguns países, à medida que o movimento do microcrédito ganhou relevância, tomou-se consciência de que as iniciativas e empresas apoiadas, ao crescerem, precisavam, também, de recorrer a outros produtos financeiros: seguros, garantias, cartões de crédito, aplicações de poupanças, bolsas de estudo, etc. A designação de “microfinança” passou, assim, a abranger o microcrédito e todos os outros produtos financeiros que lhe estão associados, que contribuem para a sustentabilidade das iniciativas dos microempresários.

Se estes outros produtos financeiros são indispensáveis, então faz sentido que as instituições de microcrédito possam realizar também a sua intermediação, com vantagens para as pessoas e para o próprio movimento do microcrédito, desde que daí resultem vantagens para os microempresários.

A ANDC ainda não deu este passo, mas é reflexão e projeto em que se encontra envolvida como forma de projetar o próprio microcrédito como uma componente da microfinança.

» Os Princípios-Chave das Microfinanças