Associação Nacional de Direito ao Crédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito

O IEFP

Como o seu próprio nome indica, o Instituto do Emprego e Formação Profissional  (IEFP), tem como missão central a promoção do emprego e da formação profissional dos trabalhadores. É, portanto, uma instituição essencial no conjunto dos parceiros da ANDC.

A ANDC está credenciada como Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT) reconhecida pelo IEFP para os mecanismos de apoio à Criação do Próprio Emprego (CPE), apoio à Criação de Empresas (Microinvest e Invest+) e Invest Jovem.

O IEFP, nos termos do protocolo estabelecido financia a ANDC em termos proporcionais ao número de contratos de empréstimo celebrados, justificando, assim, o contributo da ANDC para a criação de emprego e o desenvolvimento da iniciativa por parte dos mais desfavorecidos.

Nos termos do mesmo protocolo encontra-se, igualmente, estabelecido que:

  • Os microempresários poderão ter acesso às atividades de formação profissional e qualificação empresarial, desenvolvidas pelo IEFP;
  • Se procederá à difusão, junto das instituições dependentes do IEFP, ou cuja atividade com a dele se articule, das virtualidades do microcrédito, promovendo, para o efeito, as atividades de formação ou sensibilização que venham a ser consideradas necessárias.

Este enunciado revela que são múltiplas as potencialidades de articulação entre as atividades da ANDC e do IEFP e que a eficácia dessa articulação ajudará a aumentar a eficiência das políticas de emprego.